Gigantes da tecnologia sofrerão punições se violarem novas regras da UE

Medida é anunciada antes da apresentação do projetos legislativos conhecidos como Digital Services Act (DSA) e Digital Markets Act (DMA)

Gigantes da tecnologia sofrerão punições se violarem novas regras da UE Gigantes da tecnologia sofrerão punições se violarem novas regras da UE

O chefe digital da União Europeia (UE), Thierry Breton alertou, nesta semana, que se as gigantes da tecnologia violarem as novas regras do bloco destinadas a restringir seus poderes de mercado podem enfrentar multas. As empresas também serão obrigadas a mudar suas práticas ou até serem forçadas a desmembrar seus negócios europeus.

A manifestação de Breton acontece duas semanas antes de ele apresentar os projetos legislativos conhecidos como Digital Services Act (DSA) e Digital Markets Act (DMA), que provavelmente afetarão grandes empresas dos Estados Unidos, como Google, Apple, Amazon, Facebook e Microsoft.

O primeiro forçará as empresas a explicarem como funcionam seus algoritmos e obrigará a abertura de seus arquivos de publicidade para reguladores e pesquisadores. De acordo com a UE, as companhia também terão que fazer mais para combaterem discurso de ódio, conteúdo prejudicial e produtos falsificados em suas plataformas.

Já o DMA mira os gatekeepers digitais com uma lista de diretrizes, como o compartilhamento de certos tipos de dados com rivais e reguladores; e práticas ilegais, como favorecer os próprios serviços. Também incluirá uma série de sanções.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.

PODCAST

Venture Capital: o que você precisa saber [com Amure Pinho (Abstartups), Cristiano Freitas (Syhus) e Guilherme Lima (Astella)]