França ordena que gigantes da tecnologia paguem imposto digital

A medida atinge empresas como Facebook e Amazon

França ordena que gigantes da tecnologia paguem imposto digital França ordena que gigantes da tecnologia paguem imposto digital

O Ministério das Finanças da França determinou que as grandes empresas de tecnologia voltem a pagar o imposto sobre serviços digitais a partir do próximo mês. O imposto havia sido suspenso no início deste ano, enquanto estavam em andamento negociações na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para uma revisão das regras tributárias internacionais.

A determinação da volta do imposto em dezembro, caso se as negociações não fossem concluídas, já havia sido comunicada pelo ministério há um tempo. Os cerca de 140 países envolvidos concordaram no mês passado em manter as conversas até meados de 2021.

No ano passado, a França aplicou uma taxa de 3% sobre a receita de serviços digitais obtida no país por empresas com receitas de mais de 25 milhões de euros em solo francês e 750 milhões de euros no mundo todo.

Para este ano, o ministério esperava arrecadar cerca de 500 milhões de euros com o imposto. Com o projeto de lei do orçamento de 2021, a estimativa é que o número seja em 400 milhões de euro.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.

 

PODCAST

Venture Capital: o que você precisa saber [com Amure Pinho (Abstartups), Cristiano Freitas (Syhus) e Guilherme Lima (Astella)]