Valuation de startups: entenda a importância e como calcular o valor da sua marca

O processo de diagnóstico visa determinar qual o valor econômico justo para uma empresa

Valuation de startups: entenda a importância e como calcular o valor da sua marca Valuation de startups: entenda a importância e como calcular o valor da sua marca

Por Cristiano Freitas*

Quem trabalha com investimentos ou quer ingressar nesse universo sabe bem que uma startup pode render bons frutos, que vão além da sua rentabilidade. Saber o valuation de startups é determinante para definir quem merece as aplicações. A lucratividade, a patente de uma ideia inovadora e uma marca forte no mercado são grandes atrativos para os investidores, mas tudo depende do resultado do valuation.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.

O que é o valuation de startups?

O valuation de startups é um processo de diagnóstico que visa determinar qual o valor econômico justo para uma empresa, com base nos conceitos aplicados em cada técnica de análise escolhida para se chegar a esse resultado. Essa avaliação traz inúmeros benefícios, no entanto, por todo o contexto em que uma startup está inserida, descobrir o seu valor de mercado é fundamental para a captação de investimentos. Um bom valuation funciona como um mecanismo para atrair investidores.

Como o valuation ajuda a atrair investidores?

Quando falamos em investimento para startups, estamos falando em um valor expressivo em dinheiro. O valuation, então, promove a segurança necessária para que esses investidores possam injetar seu capital. De certo modo, uma startup opera em um cenário de incertezas, o que não significa que um investimento seja feito às cegas. É preciso que o negócio seja avaliado, revelando seu verdadeiro potencial em relação ao lucro gerado e ao tempo que vai levar para isso acontecer.

Vale lembrar de que preço e valor não são sinônimos. Enquanto o preço é o montante exigido por uma fatia do negócio, o valor está relacionado com a importância da ideia promovida por essa startup. Nesse universo, o valor pode assumir a função do preço. O valuation, então, revela quanto vale uma startup de acordo com suas características e não o preço de negociação.

Como é calculado o valor de uma startup?

Há mais de uma técnica que pode ser aplicada para descobrir o valuation de startups. Trouxemos dois exemplos, um mais simples e outro mais complexo. Entenda.

Soma de ativos ao lucro líquido

O método é utilizado com foco nas finanças de uma startup e, por isso, é considerado um dos mais simples: basta somar os ativos ao lucro, utilizando os valores obtidos no último balanço fiscal realizado. O modelo é recomendado para as startups de pequeno porte, que atuam a pouco tempo e tem no máximo dois sócios.

Venture Capital

O método de venture capital, ou capital de risco, é um pouco mais complexo e indicado às empresas que já operam a um tempo significativo. Startups mais consolidadas e com um faturamento definido devem optar por esse modelo, cujo objetivo é avaliar se vale a pena ou não investir em uma ideia.

A aplicação do venture capital parte de quatro informações:

  • expectativa de investimento;
  • estimativa de faturamento anual;
  • projeção de receita para o ano de resgate do investimento;
  • expectativa de margem líquida para esse mesmo período.

Agora que você já sabe como aplicar o conceito de valuation de startups e sua importância, escolha o método adequado para a sua empresa e atraia grandes investidores!

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*Freitas é CEO da Syhus, escritório de Contabilidade para Startups e Empresas de Tecnologia. Para falar com o time de especialistas da Syhus entre em contato.